Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

assistam:
Privacidade Hackeada
O filme Privacidade Hackeada – Netflix (2019) discorre como a exposição nas redes sociais tem afetado pessoas, governos e a própria democracia, discute também sobre o direito aos dados ser reconhecido como um direito fundamental, uma nova geração de direitos humanos. O filme questiona as estratégias de persuasão usadas por empresas para beneficiar candidatos que compram exposição nas grandes plataformas sociais e buscam estratégias para derrotar seus opositores, a partir de informações falsas e manipuladas, outra estratégia utilizada é a manipulação de eleitores a partir da criação de mensagens persuasivas – uma forma de experimento psicológico imoral. Com isso, grupos de extrema direita e candidatos sem expressão têm ganhado as eleições em todo o mundo. Basta perceber que Bolsonaro nem sequer participou dos debates, apenas aproveitou-se de Fake Newsdo candidato da oposição e de seu partido a fim de derrotá-lo de forma arbitrária. Tudo isso, leva a necessidade de novas leis eleitorais. Caso contrário, como ter uma eleição justa e livre? A tecnologia está transformando seus usuários em servos do autoritarismo? São perguntas lançadas pelo filme e que merecem debate. 
Além dessas perguntas, dá para viver sem self, sem stories, sem visualizações (suas e dos outros), sem exposição imaginária constante como forma de existir? 
Posso falar por mim, tá difícil e vejo muita gente próxima na mesma situação. Ficar no nosso individualismo e na contemplação alheia mudará nossa situação atual - de um mundo caótico neoliberal e neoconservador? Como começar a mudar? Agradeço reflexões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário